Semana do Meio Ambiente 2026
Ações envolveram visitas técnicas, contato com processos de gestão de resíduos e distribuição de mudas e papel semente aos colaboradores.

Ações envolveram visitas técnicas, contato com processos de gestão de resíduos e distribuição de mudas e papel semente aos colaboradores.
A água é um dos ativos mais estratégicos para o desenvolvimento sustentável, e também um dos mais vulneráveis. Em um cenário de crescente pressão sobre os recursos hídricos, iniciativas que conectam conhecimento técnico, políticas públicas e participação social tornam-se essenciais para garantir o equilíbrio entre produção, preservação e futuro.
A Jaepel marcou presença na posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), realizada na última quinta-feira (19), no Paço Municipal de Senador Canedo. O evento reuniu autoridades públicas, representantes da sociedade civil e lideranças institucionais para dar início à gestão 2026/2028.
Entre os dias 4 e 8 de agosto, Senador Canedo foi palco de uma verdadeira celebração à arte, à educação e à sustentabilidade. Mais de 2 mil crianças participaram das apresentações da peça infantil “Para Sempre Meio Ambiente 2” e das oficinas de artes cênicas, que encantaram o público e deixaram mensagens valiosas sobre preservação ambiental, cidadania e cooperação.
Na última semana de agosto, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões de Goiânia (GO) promoveu uma atividade especial que uniu esporte, cidadania e consciência ambiental. As crianças, carinhosamente chamadas de “triatletinhas”, foram convidadas a colocar no papel suas ideias para um futuro mais sustentável, utilizando a arte como ferramenta de expressão e aprendizado.
Durante a solenidade realizada no dia 10 de junho, no Auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia, a Jaepel foi reconhecida como parceira estratégica da Expedição Científica do Rio Meia Ponte. A homenagem veio dos coordenadores do projeto e de representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Ministério Público do Trabalho (MPT), em agradecimento ao apoio da empresa às ações de preservação da bacia hidrográfica do Rio Meia Ponte.
O Rio Meia Ponte é um dos mananciais mais importantes de Goiás. Ele abastece cidades, sustenta ecossistemas e faz parte da vida de milhares de pessoas. No entanto, enfrenta desafios graves, como poluição e desmatamento. Para entender melhor esses problemas e buscar soluções concretas, surgiu a Expedição Científica do Rio Meia Ponte, que chega à sua terceira edição com novas parcerias e um alcance ampliado.
Desde 2008, a Jaepel Papéis e Embalagens tem investido em um ambicioso projeto de florestas plantadas com o objetivo de alcançar a autossuficiência energética e contribuir para a sustentabilidade ambiental. Com a implementação das fazendas Vovó Mafalda e Santa Bárbara, localizadas em Jaraguá – GO, a empresa não só desenvolve uma importante reserva energética, mas também promove a preservação da biodiversidade local.
A Jaepel foi homenageada pela Câmara Municipal de Goiânia, no mês de maio, com o Certificado de Honra ao Mérito. A honraria, concedida em cerimônia oficial da Câmara de Vereadores, reconhece o significativo trabalho da empresa na preservação e recuperação do Rio Meia Ponte. Considerado um dos mais importantes mananciais da região, o Rio Meia Ponte abastece milhares de residências e indústrias em Goiânia e arredores.
A Jaepel reforçou seu protagonismo em sustentabilidade e gestão responsável dos recursos hídricos ao se tornar membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte (CBH-Meia Ponte). Esse comitê é parte integral do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos e trabalha como uma plataforma para discussão e deliberação sobre questões hídricas, envolvendo representantes da comunidade, profissionais da área e poder público.