PDCA

PDCA

Para melhoria contínua do SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade), a Jaepel faz uso do ciclo PDCA em seus processos:

  • Planejar (PLAN): Definir metas a serem alcançadas; Definir métodos para alcançar metas propostas.
  • Executar (DO): Executar tarefas como previsto na etapa de planejamento; Coletar dados a serem utilizados na próxima etapa de verificação do processo; Educação e treinamento: fundamentais nesta etapa; Desvios: implementar soluções que eliminem suas causas; Sem desvios: realizar trabalho preventivo, identificando possíveis desvios que podem ocorrer no futuro, suas causas, soluções, entre outros.
  • Verificar (CHECK): Verificar se o que foi executado está de acordo com o planejamento, ou seja, se a meta foi alcançada dentro do método definido; Identificar os desvios na meta ou no método e corrigi-los.
  • Ajustar (ACT): Tomar ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo ou produto.

Quando uma passagem por estes quatro passos não resultar na necessidade de alguma melhora, o método ao qual o PDCA é aplicado pode ser refinado com maiores detalhes na interação seguinte do ciclo, ou a atenção deve ser colocada de uma forma diferente em alguma fase do processo.