Notícias Jaepel

Era uma vez, três irmãos de uma típica família brasileira de trabalhadores que sonhavam grande. Eles começaram de baixo, trabalharam duro e, juntos, construíram uma grande empresa. Essa é uma história bastante familiar já que as empresas familiares são responsáveis por mais de 60% dos empregos formais no Brasil e representam 62% do PIB nacional segundo dados da Fundação Dom Cabral *. Fora as estatísticas, ela não é uma história familiar por ser comum ou corriqueira, mas por se basear nos conceitos do que constitui uma família de verdade: união, cooperação e amor.

Nós somos uma família e, dessa forma, encaramos toda a equipe da Jaepel como uma família.Adônis Amoroso, fundador da Jaepel.

Família que sonha junta, realiza junta. Assim, em 2004 foi lançada a pedra fundamental de um projeto inovador que colocou no coração do Brasil a primeira indústria de papéis e embalagens da região. Após dois anos de construção, implantação de máquinas e estruturação da equipe foi inaugurada, em julho de 2006, a Jaepel Papéis e Embalagens S/A. A indústria trouxe uma nova atividade para a região e foi uma das primeiras a se instalar no Distrito Agroindustrial que impulsionou o desenvolvimento de Senador Canedo, em Goiás.

Desde o início, a busca pela excelência foi um marco da administração da empresa que, em 2007, conquistou a pré-certificação para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Com especial atenção à sustentabilidade, em 2008 a Jaepel iniciou o Projeto de Energia Alternativa plantando 1.250 hectares de floresta e em 2009 conquistou, em parceria com a UFG, o Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente pela implantação da ETE Bambu para tratamento dos efluentes da indústria. Ainda em 2009 conquistou o certificado RoHS por atender os protocolos internacionais de preservação do meio ambiente e saúde do consumidor.

Em 2010, a qualidade dos processos e produtos fabricados é certificada pela ISO9001:2008 na modalidade desenvolvimento técnico e gráfico além de ser atestada pela certificação do INMETRO.

Após conquistar certificações de boas práticas nos Processos, certificações de qualidade relacionadas aos produtos, a Jaepel dedica-se ao seu terceiro pilar – as Pessoas. Ainda nesse ano torna-se mantenedora da Junior Achievement Goiás e institui o programa interno de voluntariado para engajamento dos seus colaboradores nas ações da entidade dedicada ao desenvolvimento do empreendedorismo jovem.

No ano seguinte, recebe a certificação da Cadeia de Custódia e passa a adotar o selo do FSC®, certificadora internacional dedicada ao controle do uso sustentável das florestas e da cadeia de produtos a ela relacionados. Em 2012 recebe do Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo o selo Destaque Ambiental como reconhecimento de suas boas práticas e processos sustentáveis na produção de papéis recicláveis e papelão ondulado.

O parque industrial da Jaepel passa por ampliação em 2013 alcançando uma área total de 140mil m2. Para estimular e reconhecer a contribuição de cada colaborador no crescimento da empresa é lançado, em 2014, o PRRD – Programa de Remuneração por Resultado e Desempenho.

Após a ampliação da área da indústria, a atenção se volta para a renovação das fábricas de papel e embalagem ocorrida no ano de 2015. Os investimentos em infraestrutura, modernização, capacitação e motivação resultaram em recordes de produção e de índice de qualidade na avaliação dos clientes. Esses resultados coroaram anos de trabalho duro e tornaram a comemoração da primeira década da Jaepel ainda mais especial.

Momento de Comemorar
O dia 15 de julho, último dia da Semana Integrada, que é o maior evento do nosso calendário anual, foi dedicado ao encerramento e comemoração de um importante ciclo. A primeira década da Jaepel foi comemorada em família reunindo, numa festa emocionante, fundadores, colaboradores, parceiros e fornecedores.

SONY DSC

Os convidados foram surpreendidos com uma decoração festiva com direito a tapete vermelho e uma programação especial. A abertura valorizou a importância da cidadania e do sentimento de nação com apresentação do Hino Nacional. Em seguida, um vídeo contando a trajetória da empresa trouxe um pouco dos 10 anos da Jaepel e teve como ponto alto os depoimentos de personagens importantes que arrancaram risos e lágrimas dos presentes.

Os fundadores, destacaram o sentimento de eterna gratidão pela família Jaepel e a importância de “ter união, paz e amor para seguir sempre em frente e ficar de pé mesmo nas dificuldades”.

O momento mais aguardando e, certamente, o mais emocionante foi dedicado à homenagem aos colaboradores mais antigos de casa. Aqueles que estão na Jaepel desde a sua fundação, crescendo junto com a empresa, passaram pelo tapete vermelho como as estrelas da festa para serem reconhecidos e receber das mãos dos fundadores seus presentes. Cada um dos “camisa 10” como foram chamados os veteranos ganhou um relógio para lembra-los do valioso tempo dedicado à empresa e para mostrar que, como o relógio não para de contar o tempo, a empresa deseja não parar de contar com o talento de cada um para, juntos, somarem grandes histórias de vida e conquistas.

A comemoração terminou com estouro dos balões que encheram a festa de cor e alegria por conterem no seu interior mais que ar. Vale-brindes foram escondidos dentro de alguns balões que, ao serem estourados, premiaram alguns sortudos. A comemoração deixou saudades e boas lembranças em todos que participaram e é, exatamente assim, que se faz uma grande história. Que venha a próxima década!

O evento de 10 anos foi uma festa de todos que acreditam na Jaepel como uma grande empresa e que pretendem fazer parte dela por muitos anosElio Costa, Manutenção Embalagem.

2 Comentários

  • Rodrigo Pace

    Parabéns pelos 10 anos de empresa !!! A longa experiência dos gestores reflete no sucesso da JAEPEL.

  • BRUNO ORNELAS

    Parabéns a jaepel pelos 10 anos de empresa!
    Me lembro como se fosse hoje o dia que recebi o desafio de me integrar ao time que iria construir as instalações da Jaepel , fui o segundo homem a chegar ao cerrado e ver toda a transformação da terraplanagem ate montagem final dos maquinários , me sinto orgulhoso de certa forma ter feito parte de toda essa historia, que essa data se repita por vários e vários anos.
    Abraços a todos
    Bruno Ornelas.
    Primeiro técnico em segurança do trabalho que contribuiu com a saúde e segurança dos operários daquela época.

Deixe uma resposta